Popular Post

Posted by : yokoyama-chan sexta-feira, 12 de julho de 2013

Img_normalShadow of the Colossus é tido como uma das melhores sequências espirituais de todos os tempos
Às vezes, algumas palavras ecoam em nossas cabeças sem que saibamos exatamente o significado delas. Passamos por diversas leituras, nos deparamos com termos em inglês comuns no português – “hype”, por exemplo – ou lidamos com palavras exóticas mesmo. Nos games, esse vocabulário costuma sofrer mutações com o tempo. Talvez de 2000 pra cá, o conjunto “sucessor espiritual”, também referido muitas vezes como “sequência espiritual”, adquiriu corpo e significado – mesmo que já existisse há muito tempo.
O fato é que a comunidade se empolga quando um determinado game recebe uma sequência, digamos, “não oficial”. Isso porque os jogadores sabem que essa continuação foi feita pelas mãos da mesma equipe entrosada que trabalhou num game anterior. O novo jogo pode carregar a mesma marca e toda a equipe consagrada por trás de seu desenvolvimento.
E quanto à história com relação ao game anterior? Como fica?
Assim como ocorre na literatura ou no cinema, um sucessor espiritual é um trabalho de ficção que não se constrói necessariamente sobre as bases de enredo estabelecidas por um trabalho anterior, tal como as “prequels” ou sequências diretas, mas se sustenta numa construção que conta com as mesmas características e estilos implementados pelo material que serviu como fonte, pela “raiz”, por assim dizer.
Por conter elementos similares aos existentes em seu antecessor, um sucessor espiritual trabalha muito com a intertextualidade, isto é, com as referências diretas e indiretas a personagens, trama ou ambientação do game anterior, seja por recursos visuais ou textuais. Quem é que não se lembra (pequeno spoiler a seguir) dos chifres que o protagonista de Shadow of the Colossus adquire no final do game? E vejam só: em Ico, o herói tem um par de chifres. Ambos foram criados por Fumito Ueda, um dos maiores transformadores dos games em forma de arte. 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © yokoyama-chan - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -